Enviar
Receita

BLOG

Newsletter

Receba informações sobre nossos produtos diretamente em seu email

08
nov

Como funciona a manipulação de medicamentos?

manipulação

É muito comum que médicos de diversas especialidades, como urologia, dermatologia, endocrinologia e oncologia, por exemplo, peçam aos seus pacientes que se dirijam a uma farmácia para requisitar a manipulação de medicamentos.

Esse é um recurso utilizado pelos profissionais que desejam receitar aos seus pacientes um produto personalizado, isto é, que necessita ser preparado (manipulado) com exclusividade, sob encomenda, ao contrário do que ocorre com os remédios que já estão nas prateleiras prontos para serem utilizados.

Apesar de ser conhecida, a manipulação de medicamentos ainda sofre com algumas desinformações, principalmente sobre os componentes que fazem parte deste processo, já que diversas pessoas acreditam que todo o fármaco manipulado é feito de substâncias naturais. Na realidade, é o médico que decide qual será o componente utilizado, podendo este ser industrializado ou não. Além disso, o especialista também determina se o remédio será elaborado em cápsula, pastilha, gel, creme, pomada ou colírio (entre outras apresentações).

Essa personalização também faz com que os medicamentos manipulados sejam interessantes especialmente para os idosos e crianças, indivíduos que geralmente têm mais dificuldade para engolir, e por isso precisam de vias de administração específicas.

A manipulação de medicamentos está sujeita à regras muito específicas determinadas pela ANVISA, de aplicação obrigatória.

O Centro Paulista está devidamente licenciado e habilitado pelas agências reguladoras para exercer as atividades envolvidas com manipulação de fórmulas magistrais, sempre elaborando medicamentos com qualidade, segurança e eficiência.

Categorias

Postado por

Deixe seu comentário