Enviar
Receita

BLOG

Newsletter

Receba informações sobre nossos produtos diretamente em seu email

30
maio

Qual é a diferença entre gripe e resfriado?


 
A gripe e o resfriado são duas doenças virais que, apesar de terem sintomas muito semelhantes, são bem divergentes. É muito comum que as pessoas façam associação de um simples resfriado ou dos sintomas da rinite alérgica com a gripe. Esse pensamento equivocado acaba tornando a gripe uma doença leve, o que na verdade não é, pois essa enfermidade pode ser grave e até mesmo levar à morte.
 

Mas qual a diferença entre essas duas afecções, afinal?

 
A gripe é causada pelo vírus influenza, sendo caracterizada como uma doença grave e de maior intensidade, principalmente para o grupo de risco (crianças, idosos ou pessoas imunodeprimidas). Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, tosse, dor de garganta, cansaço e dor intensa no corpo. O período de incubação ocorre quatro dias após o contato com o agente infeccioso e costuma persistir por mais de uma semana.
 
O resfriado, por sua vez, é causado por vírus diferentes, sendo o rinovírus o mais comumente associado ao seu aparecimento. Os sintomas, apesar de semelhantes aos da gripe, duram menos tempo – entre dois e quatro dias – e são mais brandos, estando dentre eles a coriza, a congestão nasal, a tosse, a dor no corpo e a dor de garganta leve. Diferente da gripe, no resfriado a ocorrência de febre é menos comum e, mesmo quando presente, surge em temperaturas baixas.
 
É possível reduzir os riscos de transmissão de ambas condições através de alguns hábitos como cobrir a boca quando tossir ou espirrar e manter as mãos limpas para evitar contágio por contato.

Categorias

Postado por

Deixe seu comentário