Está com sua receita e precisa receber um orçamento rápido? Envie para nós.

Blog

Destaques

Oftalmologia Veterinária

Oftalmologia Veterinária

Oftalmologia Veterinária

Os colírios e pomadas oftálmicas classificados como “Lacrimogênicos” são medicamentos que estimulam a produção de lágrimas através de mecanismos variados.

Os principais representantes deste grupo são pilocarpina e ciclosporina, ativos que manipulamos no Centro Paulista Laboratório, e que tem encontrado excelente resposta nos tratamentos propostos em animais.

A Pilocarpina estimula a inervação parassimpática da glândula lacrimal, aumentando a secreção de lágrimas. O sucesso do tratamento depende diretamente do tecido glandular remanescente e, paradoxalmente, quanto mais próximo de zero for o teste de Schirmer, melhores os resultados observados.

No caso da Ciclosporina, seu uso baseia-se na comprovação de que, na maioria das cerato-conjuntivites secas, existe uma infiltração mononuclear difusa ou multifocal na glândula lacrimal, sugerindo um distúrbio imunomediado.

Complementando, é bom mencionar que o ativo Tacrolimus tem mecanismo de ação similar ao da ciclosporina, e tem sido usado para tratamento de casos de ceratoconjuntivite seca refratária ao tratamento convencional, além de ser efetivo para prevenção e o tratamento de pigmentações corneanas.

Para mais informações sobre a nossa linha de Oftalmologia Veterinária, contate nosso Corpo Técnico, peça material complementar ou acesse nossa plataforma.

O Doutor(a) também pode ter acesso ao nosso Memento Oftálmico Veterinário.

 

 

 

Entre em Contato

Escolha a divisão que deseja contactar